KURANDZA LEARNING CENTER
1º colocado no concurso
LOCALIZAÇÃO
Moçambique, África
REALIZAÇÃO
Archstorming
ANO
2022
EQUIPE
Klaus Schmidt (KAS ARQ)
Carolina Souza (Studio MK27)
Debora Nunes (Estúdio Asas)
Juliana Akemi (Casanova Arquitetura)
Criar um projeto seguro e acolhedor para meninas da região de Moçambique, África, foi o objetivo do concurso promovido pela Archstorming em benefício da ONG Kurandza que busca erguer seu novo centro de ensino, e que teve um time de brasileiros como vencedor. Klaus Schmidt (KAS ARQ), Carolina Souza (Studio MK27), Debora Nunes (Estúdio Asas) e Juliana Akemi (Casanova Arquitetura), colegas de FAU Mackenzie, assinam o trabalho, com previsão de construção para 2023. O novo centro contará com salas de aula, creche, áreas de alimentação, lazer e convívio. Pensado para promover a máxima integração entre alunas e professores, o edifício desenhado em ‘U’ permitirá que as crianças explorem, brinquem e aprendam com mais liberdade, já que seu formato privilegia a fácil supervisão pelos professores.
Entre as premissas adotadas na concepção do espaço, estão a utilização de materiais de origem local, o emprego de sistemas construtivos simples, a autossuficiência energética e o respeito à natureza e às tradições locais. Desse modo, a sustentabilidade foi bastante contemplada no projeto. Além do formato semicircular que assegura a preservação das árvores existentes, foi prevista a instalação de placas fotovoltaicas para captação de energia solar e a construção de reservatórios subterrâneos para armazenamento e reuso da água de chuva.
O conforto do usuário é garantido pelas estratégias de arquitetura bioclimática, como ventilação e iluminação naturais e refrigeração passiva. Tecidos suspensos no teto, por exemplo, contribuem para a absorção sonora e funcionam como uma câmara de contenção de ar quente. Em termos de conforto, o telhado cria um grande caminho coberto ao redor do edifício que protege as salas de aula da luz solar direta e do calor intenso. Janelas pivotantes e painéis lúdicos ajudam a integrar os espaços internos e externos e permitem o controle de luz e ventilação conforme desejado. Feitos de tábuas de madeira pintadas, esses elementos foram pensados para trazer uma atmosfera lúdica e dinâmica ao centro de ensino.